top of page

A era da ignorância!

Ebenezer Scrooge se encontra a Ignorância e a Miséria em 'Canção de Natal' de Charles Dickens  (1843)

Ebenezer Scrooge se encontra com a Ignorância e a Miséria em 'Canção de Natal' de Charles Dickens (1843).

- O Estado alemão diz que o nazismo foi um movimento de extrema direita. A embaixada alemã no Brasil confirma. A imprensa alemã diz o mesmo. Intelectuais alemães ratificam. O Museu do Holocausto, em Israel, Estado criado pelas maiores vítimas do nazismo, afirma a mesma coisa. O próprio Adolf Hitler, em "Mein Kampf", livro de sua autoria, expressa claramente o espectro ideológico do nazismo: extrema direita!

- A NASA confirma, sem a menor margem para dúvidas, que a Terra é redonda. Outras agências espaciais dizem o mesmo. Astrofísicos, astrônomos e astronautas não discordam: a Terra é redonda!

- A OMS não titubeia ao confirmar a importância das vacinas para a prevenção de inúmeras doenças. Laboratórios farmacêuticos e renomados centros de pesquisas mundo afora dizem o mesmo. Cientistas, imunologistas e médicos das mais diversas especialidades, em Salgueiro ou Jacarta, em Cusco ou Budapeste, não se furtam ao recomendar expressamente a vacinação de crianças, adultos e idosos para manutenção de uma boa saúde.

Nenhum destes FATOS, todos pacificados na comunidade científica/intelectual e consensuais no mundo racional e desencantado (termo do sociólogo alemão Max Weber, expresso na famosa conferência "ciência como vocação" em 1917), impedem que uma horda - cada vez maior e mais assustadora - adote um radical posicionamento de negacionismo histórico e científico e mergulhem em uma inacreditável ignorância que é ostentada como um troféu.

Não possuem, evidentemente, nenhum indicio ou prova que sustentem tais negações. Suas convicções advêm de outros lunáticos igualmente desprovidos de evidências concretas. E assim se forma um gigantesco telefone sem fio, de boca em boca, de grupos de Whatsapp em grupos de Whatsapp, de tweet em tweet. Uma era da ignorância emerge violentamente em pleno Século XXI, quando muitos juram que estamos no limiar de uma quarta revolução industrial.

Eis as contradições e horrores do nosso tempo. A era do obscurantismo chegou, como Nelson Rodrigues já suspeitava lá atrás: "Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos!"

Pedro Del Mar

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page